sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vingança peruana

Depois de mais de 30 anos do polêmico jogo da Copa da 1978, a seleção do Peru tem a chance de limpar uma imagem bem suja

Nesse final de semana começam as derradeiras rodadas das Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010.
Brasil e Paraguai já estão classificados e ainda restam três vagas, duas delas garantem o país na Copa e a terceira dá direito a disputa da repescagem contra um representante da CONCACAF (América do Norte e América Central).
Nosso hermanos estão em situação difícil no torneio e correm um grande risco de ficarem da Copa ano que vem. Com 22 pontos, a Argentina ocupa hoje a quinta colocação e seus próximos confrontos serão contra o Peru, em Buenos Aires e o Uruguai, em Montevidéu.
Diferentemente do que prega boa parte da imprensa brasileira, estou gostando muito da possibilidade de uma Copa do Mundo sem os metidos argentinos.
Quem pode nos ajudar nesse feito são os peruanos. Na verdade, é uma ótima oportunidade para que o país limpe uma imagem manchada na Copa de 1978 na Argentina.
Na ocasião não havia semi-final. As equipes vindas dos grupos se enfrentavam entre si, em grupos formados por quatro seleções.
O Brasil caiu na chave da Argentina, Peru e Polônia. Brasileiros e argentinos venceram seus primeiros jogos e ficaram no 0 a 0 quando se enfrentaram, na famosa Batalha de Rosário.
Na terceira rodada do quadrangular decisivo, o Brasil ganhou da Polônia por 3 a 1, num jogo que começou às 16h45. Os argentinos só enfrentariam o Peru às 19h15, sabendo de quanto precisariam vencer para chegar à final. E necessitavam de uma vitória de no mínimo quatro gols de diferença.
Conclusão: a Argentina venceu por 6 a 0, e tirou o Brasil - que não perdeu nenhuma partida - da final da Copa.
Vale lembrar que o goleiro do Peru, Quiroga, era argentino naturalizado peruano. Dava pra desconfiar né?
A Argentina acabou vencendo na final a Holanda e conquistou seu primeiro Mundial, porém, até hoje fica essa mancha no título argentino.
Sabemos que o Peru de hoje é tão ou mais fraco que o de 1978, mas pelo menos os jogadores atuais podem vingar seus compatriotas que a 30 anos entregaram o jogo para os argentinos.
O Peru é Brasil nessas eliminatórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário