quarta-feira, 17 de junho de 2009

Hoje começa a decisão

Corinthians e Internacional disputam a primeira final da Copa do Brasil 2009.

Dois dos times mais balados do ano iniciam hoje o confronto para assegurar uma vaga na Libertadores de 2010. Internacional, campeão gaúcho invicto e Corinthians, campeão paulista também de forma invicta se enfrentarão no Pacaembu, às 21h50.

Os gaúchos chegam a São Paulo com o favoritismo, pelo menos por grande parte da imprensa. Estão desfalcados de quatro titulares. Nilmar e Kléber na seleção, Bolívar suspensa pelo terceiro cartão amarelo e D´alessandro machucado. O Corinthians vem quase completo. Só André Santos, que também serve a seleção não atuará.

Uma final que todos já esperavam desde o ano passado. Mas o Sport não deixou que o confronto acontecesse em 2008. Eliminou o Inter nas quartas de final e depois foi campeão em cima do Corinthians.

As duas equipes se enfrentaram algumas vezes em decisões. Os colorados levam ligeira vantagem. Em 1976 foram campeões brasileiros sobre o Corinthians. Em 1992, na mesma Copa do Brasil golearam o Coringão em pleno Pacaembu por 4 a 0, seguiram na competição e foram campões.

Porém, a rivalidade esquentou mesmo em 2005. Numa atituade tomada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, 11 jogos apitados pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho foram anulados. Com a repetição das partidas o Corinthians conquistou mais quatro pontos e sagrou-se campeão Brasileiro daquele ano. Os gaúchos reclamaram da decisão, mas, a choradeira veio mesmo no confronto entre as equipes, onde o juiz Márcio Resende de Freitas, num lance entre Tinga (Inter) e Fábio Costa (Corinthians) expulsou o jogador colorado. Na jogada Fábio Costa fez pênalti, Márcio Resende interpretou que o jogador do Inter simulou uma queda e o expulsou.

O troco colorado veio em 2007. Os gaúchos entregaram o jogo para o Goiás na última partida do Brasileirão. Corinthians e Goiás brigavam para não cair para a série B. No jogo dos colorados o juiz mandou repetir uma cobrança de pênalti duas vezes. Só na terceira tentativa, quando a bola entrou, o juiz seguiu com a partida. O Coringão que empatou com o Grêmio acabou rebaixado.

Dois grandes times em uma grande final.
Que vença o melhor, desde que o melhor seja o CORINTHIANS!