sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Drama Pernambuco

Sport e Náutico amargam as últimas posições no Brasileirão e correm risco de embarcarem juntos à série B. O Santa Cruz disputa a quarta divisão

Recife é uma das poucas ou talvez a única cidade do nordeste com três equipes grandes. Náutico, Santa Cruz e Sport são clubes tradiocinais de Pernambuco, conhecidos no Brasil inteiro e disputam a hegemonia do futebol no Estado.
Náutico e Sport com mais de 100 anos - fundado em 1901 e 1905 respectivamente - e o Santa Cruz com 95 anos.
Alguns títulos nacionais fazem parte da galeria dos clubes. O Sport já foi campeão Brasileiro em 1987 e da Copa do Brasil ano passado.
Os dias de glórias ficaram para trás na história do Santa Cruz. O clube que possui o maior estádio de Pernambuco - O Gigante do Arruda com capacidade para mais de 50 mil pessoas - está disputando a série D, equivalente a quarta divisão do Campeonato Brasileiro.
O Náutico quase caiu para a segunda divisão ano passado, ficou em 16º lugar e escapou por pouco. No Brasileirão desse ano ocupa a 18ª colocação, com apenas três vitórias em 17 jogos. Como o Corinthians conseguiu perder para esse time?
E o Sport é o lanterna do campeonato. Após disputar a Copa Libertadores e ser eliminado pelo Palmeiras, nas oitavas de final em cobranças de pênalti o time desmoronou. O técnico Nelsinho foi demitido. Leão contratado em seu lugar não durou muito e também já foi embora.
Existe a grande possibilidade do Brasileirão 2010 não ter nenhum representante de Pernambuco. Justo agora que planejava conhecer Recife...