sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Rio de Janeiro continua lindo?

Equipes cariocas se afundam cada vez mais no Brasileirão 2009 e novamente a disputa será para não visitar a segundona

O Vasco já está lá. Botafogo voltou a paquerá-la. O Flamengo cortou as relações esse ano, mas em 2003, 2004 e 2005 passou bem perto. E o Fluminense namora faz tempo e está de casamento marcado com a segunda divisão.
No futebol carioca, onde os grandes clássicos são disputados no maior templo do futebol mundial, o Maracanã, a disputa dos últimos anos é sempre na parte debaixo da tabela.
Desde 2000, quando o Vasco venceu a Copa João Havelange - que teve Bahia e Fluminense convidados da série B - nenhum clube carioca conquistou o Campeonato Brasileiro.
Com o sistema de pontos corridos implantado desde 2003 acho que será difícil ver um time do Rio levantar o caneco.
Os clubes cariocas estão afundados em dívidas e seus torcedores têm apenas um campeonato no ano para comemorar. Justamente o Campeonato Carioca, que é dividido em dois turnos e todo ano tem final.
Não há perspectiva de melhoras. O Fluminense que é bancado pelo seu patrocinador, desde que perdeu a final da Libertadores ano passado para a LDU de Quito (EQU) não se reergueu. São contratações de peso - Conca, Dodô, Fred e Fábio Santos - que recebem fortunas atuando ao lado dos garotos do CT de Xerém que estão sempre com os salários atrasados.
O Botafogo dos últimos anos alterna seu comando técnico entre Cuca e Ney Franco e nunca briga pelo título. Agora com o técnico Estevam Soares ocupa a 18ª colocação com 20 pontos em 19 jogos. O Flamengo só vence o Campeonato Carioca. Esse ano conquistou o tri, mas também não assusta ninguém. Tem no ataque o Imperador Adriano. Mas vira e mexe a torcida invade a Gávea para protestar.
Por incrível que pareça, mesmo na segundona, o Vasco vive dias menos turbulentos. Sob o comando de Dorival Jr. a equipe cruzmaltina lidera a segundona. Carlos Alberto, Élton e Rodrigo Pimpão são os destaques vascaínos.
Uma realidade triste para os cariocas.
Que Deus os ajude!

Comprem seus lenços

Antes que os anticorintianos de plantão comecem a insinuar alguma ajuda ao Timão, esclareço que na última quarta-feira...

...os dois gols do Corinthians foram tão irregulares quanto a bola do Vitória que entrou no jogo contra o Palmeiras no Parque Antártica, mas o bandeira não viu, o gol de cabeça do zagueiro Marcão do Palmeiras contra o Cruzeiro que não ultrapassou a linha, os dois gols do atacante Alecsandro do Inter contra o São Paulo, o pênalti marcado para o Goiás contra o Palmeiras no jogo do Serra Dourada, o pênalti convertido por Marcelinho Paraíba do Coritiba contra o Palmeiras, o gol de Miranda impedido no paulistão desse ano contra o Corinthians, o gol de Maradona na Copa de 1986 contra a Inglaterra, a anulação de dois gols do Nacional (URU) contra o Inter na Libertadores 2006, o gol de Borges do São Paulo contra o Goiás na última partida do Brasileirão 2008 e tantos outros erros que já aconteceram no futebol.
Árbitros e bandeirinhas são seres humanos que também erram.
Porém, a grandeza do Corinthians faz com que alguns oportunistas-sem-memória de plantão dizer que sempre há uma manobra para ajudar o alvinegro.
Na partida contra o Inter, o Corinthians mesmo remendado e sem sete titulares jogou muito bem e não merecia ter sequer empatado. Azar da zaga cholorada que ficou mais preocupada em bater nos atacantes corintianos a segurar o veloz Jorge Henrique.
Tenho certeza que na próxima segunda-feira outras torcidas estarão reclamando dos juízes, pois, novos erros acontecerão.
Faz parte do futebol.