quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Silêncio comprado

Corinthians confirma, em nota oficial, que doará a renda da partida contra o Flamengo para as torcidas organizadas

Com o título da nota "Timão apoia carnaval do Centenário" o Corinthians cometerá um dos seus maiores erros. Na verdade os dirigentes que hoje comandam o maior de todos, pois, essas pessoas irresponsáveis doarão a renda do jogo entre Corinthians e Flamengo para as torcidas organizadas do Corinthians.
Sabemos da tradição que a Fiel tem em comparecer a todo e qualquer jogo do Timão fazendo uma festa inigualável nas arquibancadas. E toda festa precisa de música. Aqui no Brasil o samba é o ritmo preferido e desde a década de 1970 os Gaviões da Fiel agitam a cidade com sambas-enredos inesquecíveis. Meus preferidos são: 1992 - Cidade Aquariana e 1994 - A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente único samba-enredo cantado até hoje pela torcida nos jogos do Coringão.
Creio que toda e qualquer torcida não deve, em situação nenhuma, aceitar dinheiro vindo do clube que apoia. Deveria acontecer o contrário, torcedores ajudando financeiramente seu time de coração.
Andrés Sanchez privilegia demais as uniformizadas do Corinthians, tanto que há no Pacaembu um setor exclusivo à elas. O programa Fiel Torcedor custa, para o torcedor comum R$ 75, mas para as torcidas organizadas apenas R$ 30.
Torcedor organizado é mais importante que torcedor comum? Ou esses presentinhos dados pela Diretoria Corintiana servem para calar a boca daqueles que sempre fiscalizaram o Corinthians?
Repito, em 2009 o Corinthians foi sensacional. Conquistamos dois títulos, temos Mano Menezes no comando - o melhor técnico do Brasil - e um bom time, com o astro Ronaldo fazendo gols sem parar. Mas não posso ficar calado e concordar com atitudes como essas.
Espero que os Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão Nove e toda e qualquer outra torcida organizada do Corinthians recuse esse dinheiro.
A fidelidade e amor eterno ao Corinthians não tem preço. Pelo menos pra mim.