quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ídolo.

Futebol é a paixão nacional e essa paixão sempre conquistou as torcidas através dos ídolos. Mas com o passar dos anos, a profissionalização dos atletas e a Lei Pelé, hoje é quase impossível apontar quem são os novos ídolos. Com exceção de Palmeiras e São Paulo que ainda possuem em seus goleiros o verdadeiro significado dessa palavra, os clubes brasileiros estão carentes desse tipo de jogador.
Era muito fácil associar o craque ao clube, por exemplo, Ademir da Guia - Palmeiras, Zico - Flamengo, Falcão - Internacional, Reinaldo - Atlético-MG entre outros.
Alguns craques defenderam o Corinthians, fizeram história e ganharam títulos, de Ronaldo (goleiro) à Tevez - talvez nosso último ídolo - alguns jogadores deixaram saudades à Fiel.
Mas para mim e muitos corintianos fica fácil apontar o craque, o verdadeiro ídolo. Trata-se de José Ferreira Neto, ou simplesmente NETO.
Vindo do Palmeiras em 1989, numa troca conturbada com Ribamar, o xodó da Fiel fez história.

Canhoto e exímio cobrador de faltas, Neto marcou época no Corinthians. Em 1990 levou o Timão nas costas e conquistou o primeiro título nacional do alvinegro.
Além dessa façanha, Neto era raça pura e um grande corintiano.
Infelizmente parou de jogar cedo demais, mas seus pouco mais de três anos defendendo o Coringão foram o bastante para que a Fiel jamais o esquecesse.
Segue abaixo algumas pinturas do ETERNO XODÓ DA FIEL!
http://www.youtube.com/watch?v=rDNx0OSyAt4





Cartola na Cultura

O documentário musical Mosaicos – A Arte de Cartola mistura imagens de arquivo com gravações inéditas, e traz as participações dos artistas Leci Brandão, Dudu Nobre, Teresa Cristina, Miguel dos Anjos e da pesquisadora Marília Trindade Barboza, biógrafa do sambista. O programa recupera no acervo da TV Cultura diversas participações do homenageado em programas históricos da emissora, como MPB Especial, (1973 e 1974), Panorama (1976), MPB Histórias (TV Tupi, 1976) e Vox Populi (1979). E ainda apresenta cenas do filme Ganga Zumba, dirigido pelo cineasta Cacá Diegues, em 1964, no qual Cartola aparece como ator. Entre as principais músicas de sua obra estão As Rosas Não Falam, O Mundo É um Moinho, O Sol Nascerá (com Elton Medeiros), Quem Me Vê Sorrindo (com Carlos Cachaça) e Alvorada (com Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho).
O programa vai ao ar no domingo, dia 22/02, às 20h30, na TV Cultura.
Fonte: http://www.tvcultura.com.br