Na cidade de São Paulo os clássicos eram disuputados, até de meio da década de 1960, no Pacaembu. Corintianos, palmeirenses, são-paulinos, portugueses, juventinos e santistas assistiam lado a lado todas as partidas.
Com a construção do Morumbi - num terreno doado por Laudo Natel - os grandes jogos mudaram de endereço. E a divisão das torcidas era feita na hora, de acordo com o números de torcedores de cada time.
A Fiel torcida sempre foi em maior número que as outras, afinal, é muito maior em quantidade e principalmente em fidelidade.
Com o passar dos anos, as torcidas organizadas cresceram, e como boa parte dos seus integrantes acredita que jogo de futebol é uma guerra, as divisões dentro e fora dos estádios se intensificaram.
No caso do clássico Corinthians x SP nunca houve problema. Qualquer que fosse o clube mandante a partida era disputada no Morumbi, com divisão igual das torcidas. Os corintianos sempre ocuparam totalmente os setores destinados a Fiel. Já os são-bambinos...
E na primeira partida desse ano entre as duas equipes, a diretoria do SP resolveu limitar a presença da Fiel em apenas 10% no Morumbi.
De lá pra cá já aconteceram três partidas no estádio, e o SP não venceu nenhuma. Foram dois empates em 1 a 1 e uma vitória corintiana que colocou o Timão na final do Paulistão, por 2 a 0.
Com a obrigação de jogar no Pacaembu, e menos de 10% de sua torcida, os são-bambinos sofreram duas derrotas, 2 a 1 no Paulistão 2009 e 3 a 1 pelo Brasileirão do mesmo ano.
A Fiel é forte. Saravá São Jorge!
Mexeu com quem não devia, pagou caro.