segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Produto para exportação

Não acredito que nossos jogadores desaprenderam a essência do futebol brasileiro, marcado pela criatividade, ginga e malandragem, ou simplesmente resumindo, o nosso FUTEBOL ARTE. O que mudou foi o propósito deles. O jogador brasileiro deixou de se divertir jogando para focar no objetivo que menos se relaciona com o futebol em sua essência: o DINHEIRO. Faça a comparação: as crianças, na época que Zico brilhava e dava show com a camisa do Flamengo, diziam que queriam jogar como ele não para ganhar dinheiro, mas porque era um craque e ídolo da torcida. E assim era com as que se espelhavam em Sócrates, Falcão, Jorge Mendonça, entre outros. Existia alí a relação entre o jogador e a camisa do clube, o herói vestido nas cores do time preferido. Hoje, essa relação entre jogador e time, o ídolo/herói criado pelo tempo que se defende uma camisa pouco existe no futebol brasileiro. Salvo as excessões de Rogério Ceni, no São Paulo e Marcos, no Palmeiras, fica difícil ou até impossível citar outros contandos nos dedos de uma mão. E a ouvir de uma criança de hoje qual o seu objetivo em querer ser um jogador de futebol, uma das respostas, com certeza, é jogar na Europa e ganhar muito dinheiro como Ronaldo, Robinho, Ronaldinho e afins. O que se percebe é que em nossas bases nossos jogadores do futuro não estão sendo preparados para o futebol arte, o futebol que nós brasileiros gostaríamos sempre de ver, mas para o futebol metódico, baseado em esquemas táticos. Não no improviso e na criatividade. Baseados, sim, em cláusulas de contratos.

A beleza do futebol

Ok, o mundo anda meio complicado mesmo... O Phelps fumou maconha e pareceu o fim do mundo. O Robinho não soube lidar com uma Maria-chuteira. O Sarney e o Temer estão lá de novo. Não nevava tanto em Londres há 18 anos e não para de chover em São Paulo. A Marta é a melhor jogadora de futebol do mundo e o Brasil ainda não tem uma liga de futebol profissional feminino. É muita coisa ao mesmo tempo. É mesmo, ou é a gente que não está acompanhando as evoluções do planeta?

Alex Bellos, autor de "Futebol: The Brazilian Way of Life" e ex-correspondente no Brasil do jornal inglês The Guardian, disse: "... todos os melhores jogadores (do Brasil) estão na Europa, jogando de uma maneira europeia. Os brasileiros estão incrivelmente para baixo com a seleção, não porque eles pensam que o time é ruim, mas porque estão jogando um futebol mais violento. Para eles, eles não estão jogando aquele futebol feliz e cheio de graça da era Pelé e Garrincha. Nunca se ouve as pessoas falando de como eles ganharam a Copa de 94. Eles sempre se referem a 1982 como a última vez em que jogaram bonito. As pessoas são absurdamente nostálgicas aqui". Agora a pergunta é: nós deixamos morrer o futebol bonito?

Outras coisas acompanham a gente e não mudam. Ganhamos da Argentina no Sub-20 e eles reclamam da arbitragem. O Sarney e o Temer estão lá de novo. As chuvas provocam estragos no País inteiro. O Brasil ainda não tem uma liga profissional de futebol feminino. E o bilhete do metrô subiu mais um pouco.

Pois eu sugiro uma revolução: vamos mostrar para esses gringos que a gente ainda pode jogar bonito, sim! Que nossos jogadores podem jogar com graça e leveza como faziam na era de Pelé e Garrincha! Que nos lembramos das memórias recentes e comemoramos o presente! Que os nossos footballers vão para a Europa, mas continuam jogando com malemolência e ginga! Agora a pergunta é: o Alex Bellos tinha razão? Nós deixamos mesmo morrer o futebol bonito?

Brasileiros e brasileiras.

Hoje de manhã em Brasília foram eleitos os presidentes do senado - José Sarney (eterno) - e da câmara dos deputados - Michel Temer. Só pra variar mais um dia na capital federal em que ninguém trabalhou - leia-se criou ou aprovou alguma coisa que realmente mudará nossas vidas.
É impressionante, esses cidadãos tem ótimos salários, umas 319 verbas de gabinetes, carro particular e um monte de regalias. Mas o que eles fazem realmente por nós?
N-A-D-A!!!!!
Mudam as siglas e as cores dos partidos, mas na essência os políticos são todos iguais, lutam por alianças, favorecimentos, troca de poderes entre eles. Hoje o PT apoia o PMDB que ontem apoiou o PP e quando nada mais lhe interessava abandonou o partido apoiado e assim caminha nosso Brasilzão.
Parafraseando minha colega jornalista, atriz, corintiana e mãe Heloísa Cintra é mais uma Sarna pra coçar e uma coisa para Temer. Pegou?
Estamos de olho!

Ranking Mundial de Clubes da IFFHS

Ranking Mundial de Clubes
1º Manchester United (Inglaterra) - 292 pontos
2º Bayern de Munique (Alemanha) - 272
3º Barcelona (Espanha) - 268
4º Liverpool (Inglaterra) - 267
5º Boca Juniors (Argentina) - 262
6º Chelsea (Inglaterra) - 245
7º Estudiantes de La Plata (Arg.) - 230
8º São Paulo - 223
9º Roma (Itália) - 222
10º Olympique de Lyon (França) - 217
11º Fluminense - 212
28º Flamengo - 169
39º Internacional-RS e Cruzeiro - 162
56º Santos -145 68º Botafogo -136
97º Sport Club do Recife 118


Até o Sport Club Recife tá na lista. Cadê os galinhas e os porcões?

Veja lista completa: http://www.iffhs.de/?10f42e00fa2d17f73702fa3016e23c17f7370eff3702bb0a35bb6f28f5350f

Que dor de cabeça...

Dos males o menor: pelos menos não perdemos para uma equipe que tem um monte de torcedores enchendo a paciência. O engraçado é que nessa hora todos os galinhas, porcões, lambaris e bacalhaus vestem a camisa do Santo André pra tirar sarro. Mas a vingança vem a galope: todos têm telhado de vidro. Me aguardem, galera!
Levantem a cabeça, Tricolores!
E, enquanto alguns aqui ficam competindo para ver quem enche mais o estádio, o Palmeiras se preocupa em jogar. 

Se até o time reserva faz 3 gols (e 3 do Lenny), fica mais fácil de fazer um "prognóstico" sobre o Paulistão. E Peixe a gente já sabe que não vai dar.

Dá-lhe Porcada!

o maior campeão

pra começo de conversa, a gente tem de aprender a colocar os pingos nos ii. primeiro: o santos futebol clube é o maior campeão brasileiro. sim, vocês esqueceram da taça brasil? pois é, antes do brasileiro, o peixe abocanhou seis títulos da taça. então, temos oito títulos, somando-se os dois brasileiros da era robinho. por que ninguém toca nesse assunto? volto a falar sobre isso em outra oportunidade.
quanto ao paulistão, tá só começando. meu prognóstico é que vai dar peixe.
abraço e brisa alvinegra

Ganhei a aposta.

O desafio foi lançado quinta passada (29/01) e mais uma vez a Fiel garantiu minha vitória.
Seguem os números das 4ª rodada do Paulistão 2009. Fonte: Folha de S. Paulo

31/01/2009 - Corinthians 4 x 1 Oeste - 16.551
01/02/2009 - Ponte Preta 2 x 3 Palmeiras - 8.718
01/02/2009 - São Paulo 0 x 2 Santo André - 14.253
01/02/2009 - Ituano 2 x 0 Santos - 5.315

Não tem jeito, nas arquibancadas só da Timão!