quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Onde tudo começou

Saiba o porquê que o maior clube da história do futebol e com a torcida mais fiel do mundo chama-se Corinthians

Em 1910, no bairro do bom Retiro, quando cinco operários fundaram o Coringão à luz do lampião, eles quiseram homenagear um club inglês que veio se apresentar em São Paulo. O Corinthian Football Club foi fundado em Londres, no ano de 1882. Durante o final do século XIX e começo dos anos XX, era uma das principais equipes inglesas e sedia vários jogadores para o "english team".
Mesmo com o grande sucesso do time, seus dirigentes não aceitavam o profissionalismo e por este motivo o Corinthian foi perdendo espaço para outros clubes da capital inglesa.

Hoje ele ainda existe. É um clube amador, que disputa a quinta divisão inglesa.
Durante o período que morei em Londres, tive a oportunidade de conhecer as dependências do clube. Ele fica num bairro bem afastado do centro londrino. Conheci o King George´s Arena, o estádio do Coringão inglês. Desde 1939 chama-se Corinthian-Casual, quando houve a fusão com outro clube de futebol o "The Casuals".
E na minha visita fui vestido com a camisa retrô do Corinthian, o que causou espanto em algumas pessoas que estavam no clube e identificaram o uniforme.
Mas me identifiquei como brasileiro e torcedor do Corinthians Paulista, o maior de todos.
E é claro que eles sabiam do que eu estava falando.
Vai Corinthians! Este nome é sinônimo de vitória desde 1882.

Nenhum comentário:

Postar um comentário