Cansados de disputar os campeonatos Brasileiros apenas para fugir do rebaixamento, os clubes cariocas, representados pela TV Globo, sugeriram uma nova fórmula de disputa para o Brasileirão dos próximos anos.
Seria assim: 20 clubes que se enfrentam, todos contra todos, ida e volta - como é o regulamento atual. No final dessa primeira fase, os três primeiros se classificam diretamente para a Libertadores e os oito primeiros disputam o título no estilo mata-mata, primeiro quartas-de-final, depois semi-final e final. Caso o campeão não seja um desses três primeiros clubes, também ganha vaga no torneio sulamericano. E se o campeão for um dos três que já garantiram a vaga no final da primeira fase, o quarto colocado disputará a Libertadores.
A supremacia do futebol paulista e o declínio do futebol carioca são inquestionáveis e por esse motivo os organizadores do nosso futebol querem alterar o campeonato Brasileiro.
Desde 2003, quando a primeira edição de pontos corridos foi disputada, apenas uma equipe fora do estado de São Paulo venceu a competição. O Cruzeiro de Luxemburgo conquistou o campeonato com sobras, levantando o caneco com quatro ou cinco rodadas de antecedência. Em 2004 o campeão foi o Santos, em 2005 o Corinthians e nas últimas três edições as Meninas do Morumbi. Nesse período, o máximo que o futebol carioca conquistou foi um terceiro lugar com o Flamengo em 2007.
Gosto e muito do campeonato com pontos corridos, pois quem vence é o melhor time ao final de 38 rodadas e toda partida é uma decisão.
Já temos a Copa do Brasil e a Libertadores no estilo mata-mata. Mudar a fórmula agora é dar oportunidade aos incompetentes de conseguir o título em seis jogos, o que não é justo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário