quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Guerra!!!

Partida entre Uruguai e Argentina decidirá quem vai e quem ficará de fora da Copa do Mundo 2010, na África do Sul

Quem gosta e acompanha futebol sabe que o clássico mais importante do esporte bretão é Brasil x Argentina, duas das melhores escolas de futebol do mundo. Porém, essa rivalidade fica apenas no campo de jogo, o fato de decidir qual país tem o melhor futebol – e desde que o mundo é mundo somos melhores que eles – criou essa mística para o clássico.
O povo argentino é bem hospitaleiro e adora receber os brasileiros em seu país. Comprovei isso quando visitei Buenos Aires em 2005.
Agora se você quer ver guerra no futebol assista a uma partida de futebol entre argentinos e uruguaios, aí sim a rivalidade do futebol é deixada de lado e o sentimento de raiva entre nossos vizinhos é bem aflorado.
O povo uruguaio odeia, detesta, enfim não suporta os argentinos. E acredite, a recíproca é mais que verdadeira.
Ainda em 2005, fui também a Montevidéu, e quando me identificava como brasileiro o tratamento era o melhor possível. Em conversas nos botecos uruguaios pude entender o porquê desse ódio. Eles não suportam o estilo nada modesto dos hermanos e muitos uruguaios dizem que os argentinos são os italianos que se acham ingleses e moram na América do Sul. Ótima definição!
A argentina leva vantagem na história do confronto, além de possuir um futebol melhor técnico e taticamente. Apesar disso nas decisões importantes o Uruguai tem como trunfo a final da primeira Copa do Mundo, onde derrotaram os argentinos por 4 a 2, no mesmo local da partida de hoje à noite, o Estádio Centenário.
Como bom brasileiro é claro que torcerei pelo Uruguai. Não sou hipócrita – como a maioria dos jornalistas esportivos – em dizer que a Copa do Mundo perde o prestígio sem a presença da Argentina.
Os únicos que perderam alguma coisa sem a Argentina na Copa são os próprios argentinos.
Hoje deixarei de ver o Brasil vencer a Venezuela e torcerei muito para nossos amigos e vizinhos uruguaios.
Aguante Uruguay!

Nenhum comentário:

Postar um comentário