quinta-feira, 18 de junho de 2009

Bendito gol fora de casa

Corinthians, Grêmio, Nacional (URU) e Barcelona (ESP) se classificaram para a próxima fase das competições que disputavam graças ao gol qualificado

O futebol não é o esporte dos justos. Quantas e quantas vezes vimos nosso time atacar mais, ter maior posse de bola, levar mais perigo ao gol adversário e mesmo assim perder?
Futebol é resultado. Mas, uma regra criada na liga dos clubes europeus, a chamada Champions League, vem mudando essa máxima.
É o gol qualificado. Ou no popular, gol fora de casa.
Para quem não sabe como funciona, tentarei explicar.
Seu time joga em casa e ganha por 2 a 1. Na partida seguinte, na casa do adversário, perde por 1 a 0. Tchau amigo, você e seu clube estão desclassificados. Aí você me pergunta porque. Na soma dos dois jogos fizemos 2 gols e levamos 2 gols também, tudo igual. Nessa hora entra o critério do gol qualificado. O gol do time visitante tem um valor maior. Podemos dizer que um gol fora de casa vale por dois.
Nos últimos dias alguns times se aproveitaram dessa regra e se classificaram para a próxima fase nas competições que disputam. O Barcelona empatou com o Chelsea em 0 a 0 no seu estádio, e em Londres arrancou 1 a 1. Bye-bye Chelsea. O mesmo aconteceu com o Corinthians frente ao Vasco pela Copa do Brasil. Ontem, Grêmio e Nacional (URU) foram beneficiados pelo gol fora de casa e eliminaram Caracas (VEN) e Palmeiras, respectivamente.
Esse artifício foi inventado pela FIFA para diminuir a possibilidade de decisão nas cobranças de pênaltis. Para decidir uma vaga nas penalidades só com resultados exatamente iguais.
Ano passado o Corinthians perdeu a decisão da Copa do Brasil para o Sport pelo regulamento. Ganhou em casa de 3 a 1 e perdeu no Recife por 2 a 0.
Coisas do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário