Fugindo um pouco do tema do blog, quero falar sobre uma grande obra que tive a oportunidade de assistir no cinema no último domingo 05/04.
O filme é Cidadão Boilesen e foi o ganhador da mostra de cinema chamado É Tudo Verdade que premia documentários nacionais e internacionais.
Trata-se da história de um empresário dinamarquês, presidente da Ultragaz. Henning Albert Boilesen foi morto em abril de 1971, nos Jardins, bairro de magnatas paulistanos.
O empresário não apenas financiava a ditadura militar, como também participava de algumas das várias sessões de tortura nos anos de chumbo. Boilesen até importou uma máquina de choque elétrico, que foi batizada de Pianola Boilesen.
O documentário traz depoimentos do filho de Boilesen, bem como seus apoioadores, exemplo do coronel reformado do Exército Brasileiro Erasmo Dias.
Mostra que a Folha de S. Paulo, na época Folha da Tarde apoiava o regime e usava sua força na formação da opinião pública.
Outros empresários também são acusados de financiar a ditadura. Mas isso você verá quando apreciar este grande documentário.
O filme é de Chaim Litewski, e ainda não há previsão de quando estará no grande circuito.
Maiores informações sobre o filme você consegue ao acessar o site da mostra:
http://www.itsalltrue.com.br/
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário