Em tempos de vitórias alguns problemas são esquecidos. A conquista esconde alguns erros. Quem seria o louco de criticar um jogador que mais uma vez deu a volta por cima? Quem seria o chato que questionar um futebol fenomenal?
Pois é minha gente, aqui no futsambarock há quem faça isso. Eu, Marcos Vinicius de Vilhena Rosanelli. E prefiro tecer as críticas agora, quando tudo parece estar dando certo ao meu Corinthians.
Como 99,99% dos brasileiros - a unanimidade é burra, já dizia Nelson rodrigues - sempre fui fã de Ronaldo. Lembro-me do Campeonato Brasileiro de 1993. A primeira partida foi Cruzeiro x Corinthians no Mineirão. O Timão estreiava um volante de 17 anos chamado Zé Elias e o Cruzeiro seu atacante, com a mesma idade, um tal Ronaldo.
De lá pra cá todos nós conhecemos a tragetória do Fenômeno. Copas do Mundos, grandes clubes europeus, voltas e mais voltas de um incansável atleta.
Porém hoje, o vejo de outra forma. Afinal ele defende um clube que conta com mais de 30 milhões de apaixonados. Uma torcida que não abandona o time em qualquer situação. Que tem o nome de FIEL não por acaso.
Dizer que Ronaldo é fenomenal e acima da média é chover no molhado. Até quem não entende de futebol percebe isso.
E é claro também que se não fosse sua contratação, talvez não tivéssemos sido Campeões Paulista INVICTO.
Mas tem algo que ainda me incomoda ao vê-lo em campo. Não há preparador físico, fisiologista, nutricionsita e fisiotepeuta que me convença que Ronaldo não está gordo, na verdade bem gordo.
É visível, em campo você nota a presença do Fenômeno de longe. Uma barriga fenomenal.
Volto a dizer, em nenhum momento duvidei de sua qualidade futebolística. Mas eu torço para o Corinthians, não para o Ronaldo. Desde 1992 vou aos estádios para ver o Corinthians não um jogador específico. Já vi, bem de perto, lances maravilhosos de Neto, Marcelinho e Tevez. Vibrei com as lindas defesas de Ronaldo e Dida. Admirava a raça de Ezequiel, Zé Elias e tantos outros.
Acho que o Corinthians acertou na mosca ao contratar o Fenômeno. Mas, creio também que ele deveria se empenhar mais e perder peso. Nos jogos do Corinthians Ronaldo fica parado, não ajuda na marcação, enfim, só vai na boa.
E não será todo dia que as bolas o encontrarão, tendo apenas o goleiro pela frente.
Sou Fiel e quero mais do Fenômeno. Claro que ele não poderá correr atrás dos zagueiros e marcar a saída de bola. Porém, ele precisa ajudar mais em campo.
Para quem é Fenômeno, ficar parado o jogo inteiro, só esperando um vacilo do adversário é muito pouco.
Vai Corinthians!!!
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário